Tendências: a “Geração Hashtag” e os nichos de mercado

Tendências: a “Geração Hashtag” e os nichos de mercado

Segundo o relatório recentemente publicado pela GlobalData, "Niche Tourism, 2022 Update - Thematic Research", a procura de férias e experiências turísticas de nicho está a crescer entre a “Geração Hashtag” (definida como pessoas nascidas entre 1991 e 2005).
 
Enquadrando o tema, em termos de conceito e a sua importância para o Turismo, o nicho de mercado é uma segmentação ou recorte de um mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo menor dentro de um sector, com necessidades e interesses específicos. Normalmente, estes consumidores enfrentam o problema de não encontrarem soluções viáveis no mercado. Por esta razão, com os mercados cada vez mais personalizados e individualizados, os nichos de mercado podem constituir uma oportunidade de negócio para empreendedores.
 
Para os analistas da GlobalData: " a Geração hashtag é uma das mais relevantes forças motrizes da denominada “economia da experiência”, que é definida como uma economia em que os bens e serviços são vendidos tendo em consideração o efeito pessoal que têm na vida das pessoas. Como tal, está intimamente ligada ao Turismo de nicho devido à vasta gama de programas, excursões e experiências personalizadas que podem ser oferecidas".
 
No Inquérito realizado junto dos consumidores a nível global no 1º Trimestre de 2021 pela GlobalData, foi perguntado aos inquiridos o quanto um produto/serviço adaptado às suas necessidades influencia a sua decisão de escolha por esse produto. O inquérito concluiu que 27% da “Geração Z” e 26% dos “Millennials” disseram que "influencia sempre a minha escolha de produto", constituindo as duas percentagens mais elevadas de todos os grupos etários inquiridos, e 3% acima da média global.
 
No questionário GlobalData Global Consumer Surveys referente ao 4º trimestre de 2018, 3º trimestre de 2019, e 3º trimestre de 2021, perguntava-se aos viajantes que tipo de férias gozavam normalmente, os resultados apontam para uma crescente preferência entre os jovens adultos por viagens de nicho.
 
Os resultados demonstraram ainda um aumento gradual na popularidade por viagens de nicho, que podem ser agregadas ou conjugadas em: aventura, gastronómica, ecológica, LGBTQ e férias de saúde e bem-estar. No entanto, a percentagem de inquiridos da “Geração Hashtag”  por tipos de viagens mais tradicionais, tais como pausas na cidade, e Turismo de sol e praia permanece aproximadamente a mesma ao longo dos diversos inquéritos anuais.
 
As preferências da “Geração Hashtag”  estão a ajudar a impulsionar e a evoluir muitas formas de Turismo de nicho. Quase todos os tipos de Turismo de nicho cobertos pelos inquéritos da GlobalData nos últimos três anos mostraram um aumento da procura por parte desta coorte (conjunto de pessoas que nasceram entre 1991 e 2005). Esta geração é o futuro das viagens e Turismo, e os resultados indicam que a sua procura por viagens de nicho ajudará a impulsionar uma recuperação sustentada do Turismo. 

Os especialistas desta organização referem ainda que : "Os jovens adultos anseiam por experiências mais envolventes e significativas. Como tal, o valor percebido raramente se reduz apenas ao custo. As empresas de viagens e Turismo que operam em nichos de mercado devem concentrar-se na “Geração Hashtag” no âmbito das campanhas de marketing. Este mercado altamente diferenciado poderia actuar como factor decisivo na recuperação das empresas especializadas e no crescimento futuro".

08 Fevereiro 2022